V Congresso elege nova Diretoria da Federação

03.12.2020

  Durante o V Congresso da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, realizado nos dias 01 e 02 de março em São Paulo, 151 delegados eleitos nos 23 sindicatos filiados, sendo 119 homens e 32 mulheres, aprovaram a Chapa Única inscrita para dirigir a entidade nos próximos quatro anos (2012-2016). […]

 
Durante o V Congresso da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, realizado nos dias 01 e 02 de março em São Paulo, 151 delegados eleitos nos 23 sindicatos filiados, sendo 119 homens e 32 mulheres, aprovaram a Chapa Única inscrita para dirigir a entidade nos próximos quatro anos (2012-2016).

Para David Zaia, reeleito presidente da entidade, a Federação, que sempre se lançou à frente com propostas e debates inovadores, precisa voltar a ser vanguarda. “Devemos fazer desse nosso potencial de dirigentes e de representatividade uma ferramenta que permita que tenhamos uma atuação mais dinâmica e mais ampla”, afirma. Além disso, chama atenção para a necessidade de se estabelecer metas e desafios compatíveis com a realidade e demanda da categoria.

Ainda segundo ele, temas importantes e hoje marginalizados, como é o caso das horas extras e correspondentes bancários, precisam ser tratados com mais atenção pelas entidades sindicais. "A questão salarial continua no topo das preocupações, porém, há outros assuntos que também devem ser levados à mesa de negociações". Ressalta ainda que a Federação conta com 23 sindicatos filiados, todos com alto índice de sindicalização, e isso representa um diferencial enorme a favor da categoria e em relação ao sindicalismo brasileiro.




O V Congresso

O V Congresso Interestadual da Federação dos Bancários de SP e MS teve como palestrantes o Professor e Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Diversidade – IBD, Helio Santos; o Deputado Federal e Presidente Nacional do PPS, Roberto Freire e o Economista e Assessor da Direção Técnica do Dieese, Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça, que apresentaram os painéis sobre “Estabelecimento e promoção de uma cultura pro diversidade”, “Cenário Político” e “Conjuntura Econômica”.

Na noite do dia 01, a abertura solene do V Congresso contou com a presença de representantes do movimento sindical, dos bancos e autoridades que prestigiaram o evento. Participaram da mesa, o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah; o presidente da Contec, Lourenço Ferreira do Prado; o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro; o diretor de Relações do Trabalho da FENABAN, Magnus Apostólico, Nicolino Eugênio da Silva Júnior, da Fenaban; O Coordenador de Relações Sindicais do Dieese, José Silvestre Prado de Oliveira, o Vereador e líder do PPS na Câmara, Professor Claudio Fonseca; o Presidente Municipal do PPS, Carlos Eduardo Batista Fernandes, o vereador do município de Piracicaba, José Antonio Fernandes Paiva e o vereador do município de Olímpia, Hilário Juliano Ruiz de Oliveira.

Durante a sessão solene, a Federação prestou homenagem aos companheiros, Antônio da Costa Gadelha Netto, personagem que se destacou na luta pela redemocratização do país e defesa dos direitos políticos dos anistiados e Wanderlei Martins Mendes, Mariliense nato, líder sindical, educador e empresário.

Veja abaixo a diretoria eleita que toma posse em abril de 2012.

DIRETORIA DA FEEB SP/MS 2012– 2016

Presidente: David Zaia
1º Vice-Presidente: Arnaldo de Souza Benedetti
2º Vice-Presidente: José Antonio Fernandes Paiva
3º Vice-Presidente: Edílson Aparecido da Silva Julian
1º Secretário: Jeferson Rubens Boava
2º Secretário: Reginaldo Lourenço Breda
1º Diretor Financeiro: Aparecido Donizete Roveroni
2º Diretor Financeiro: José Antonio Gamba
1º Diretor Administrativo: José Geraldo Fogolin
2º Diretor Administrativo: Julio César Machado
Diretor de Imprensa: Edson Roberto dos Santos
Diretor de Formação Sindical: Simone de Andrade Gerosa
Diretor Jurídico: Sidnei de Paula Corral
Diretor de Esportes e Cultura: Maria de Lourdes de Oliveira
Diretor de Saúde: João Analdo de Souza

Conselho Fiscal – Efetivos
Félix Antonio Afonso
Adilson Edno Galvão de França
Lauriberto Antonio Viganon

Delegados Representantes junto a CONTEC – Efetivos
Carlos Roberto Achilles
Ernesto Antonio da Silva

Diretores Suplentes de Diretoria
Moacir Januário Fogaça
João Carlos Rodrigues Dias
José Agostinho Colombo
Harley Visoná
Thelma Regina G. Rocha Canisso
Geraldo Soares Santos
Afonso Lopes da Silva
Ângela Isabel Ulices Savian
Edemilson Aparecido Favaron
Maria Bartira Lemasson Naves da Silva
Dejair Besson
José Augusto Ribeiro
Jose Renato Domingues Zamuner
Paulo Francisco da Silva
Sidney Bastides
Sergio Olivastro
Marcelo Baker
Antonio Carlos Macarrão do Prado
Edilson Gonzaga da Silva
José Carlos Rodrigues
Edyl Candido Dias
Devair Francisco Silva
Luiz Carlos Teixeira
Nadia Maria Ponce Fontana
José Cristiano Massoni Meibach
Débora Ferreira Machado
Alberto Carlos Corniani
Ricardo dos Santos Filho
Nelson Costa Leite
Roseane Santos Aguiar Nomura
Ricardo Novaes
Luiz Alexandre Marcondes Monteiro
João Carlos de Faria
Maria Aparecida da Silva Altino
Gustavo Moreno Frias

Conselho Fiscal – Suplentes
Jose Roberto A. Teixeira
Jaqueline Bertanha Fini
Alcino Ferreira Neto

Delegados Suplentes Junto à Contec
Armando César Ferreira dos Santos
Adenilson Donizeti Guiraldelli

Maricélia Franco, redação Feeb-SPMS

Notícias Relacionadas

Bancários do Santander assinam Acordo Coletivo de Trabalho

Assinatura ocorreu na sede do Banco e contou com representantes dos bancários e dos bancos Bancários do banco Santander, representados pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander, assinaram nesta terça-feira (27), na sede do Banco, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) geral dos funcionários. A assinatura aconteceu na sede do Banco Santander, em São […]

Leia mais

Bancários aprovam acordos de trabalho do Santander

97,18% dos funcionários aprovaram o acordo com o banco Bancários do banco Santander de todo o país aprovaram, nesta quinta-feira (22), com 97,18% dos votos, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) geral dos funcionários, aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, o ACT do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS) e […]

Leia mais

Negociação dos Financiários continua sem avanços

Financeiras apresentam proposta abaixo da expectativa da categoria Representantes dos Financiários e a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) se reuniram nesta quinta-feira (22) para dar continuidade às negociações da campanha salarial da categoria. A pauta de reivindicações da categoria, com data-base em 1º de junho, foi entregue no dia 15 […]

Leia mais

Sindicatos filiados