Vacina Já: Sindban pede apoio à Câmara de Piracicaba para que bancários sejam priorizados

16.06.2021

Ofício foi entregue ao presidente do Legislativo, vereador Gilmar Rotta Piracicaba e Região O presidente do SINDBAN, José Antonio Fernandes Paiva e a secretária geral, Angela Savian se reuniram com o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba Gilmar Rotta na última terça-feira, 15. Na pauta a entrega de um ofício, por meio do qual, o […]

Ofício foi entregue ao presidente do Legislativo, vereador Gilmar Rotta

Piracicaba e Região

O presidente do SINDBAN, José Antonio Fernandes Paiva e a secretária geral, Angela Savian se reuniram com o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba Gilmar Rotta na última terça-feira, 15. Na pauta a entrega de um ofício, por meio do qual, o Sindicato pede apoio da Casa Legislativa para que a categoria bancária seja incluída como prioritária na vacinação contra a Covid-19.

Junto com o ofício, Paiva entregou o resultado da pesquisa realizada pelo SINDBAN em 93 agências que aponta que mais de 18% da categoria contraiu a covid-19. Um índice altíssimo.

Considerando que 40% da categoria está trabalhando em Home Office e apenas três bancários nessa situação contraíram o vírus, a média de contaminação na categoria salta para 45%. Uma situação inaceitável. Para se ter uma ideia, a média de contaminação da população piracicabana é de 12%, de acordo com matéria publicada na imprensa em 28 de maio.

Segundo Paiva, “os bancários foram considerados essenciais e, por isso, não pararam de trabalhar desde o início da pandemia. Se somos essenciais para trabalhar é essencial que sejamos vacinados prioritariamente” avaliou.

O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba mostrou-se sensibilizado com o que está acontecendo com a categoria bancária. “Vou preparar um requerimento à Prefeitura e uma moção ao governador do Estado para que a categoria bancária seja incluída como prioritária no calendário de vacinação contra a Covid-19”, comentou.

FEEB na luta pela priorização dos bancários

A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul protocolou, em maio, o ofício que pede a inclusão da categoria no Plano Estadual Imunização.

O documento, apresentado ao governador João Doria e ao secretário da Casa Civil Cauê Macris, aponta a relevância da categoria durante a crise sanitária, ratificada no decreto federal n° 10.329/20, que estabelece os serviços bancários como essenciais.

Desde o início da pandemia, os bancários estiveram na linha de frente, garantindo que programas de transferência de renda chegassem aos brasileiros, como o auxílio emergencial.

Com informações: Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados