Dia do Trabalhador, comemorado no Primeiro de Maio, é conhecido em grande parte do mundo como uma homenagem aos trabalhadores. No Brasil, a data tornou-se feriado em 1924
A comemoração do Primeiro de Maio como Dia do Trabalhador remonta aos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XIX. Esses movimentos trabalhistas haviam surgido como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.
No Brasil, o Primeiro de Maio começou a ganhar importância no final do século XIX. As primeiras manifestações aconteceram em 1891 e eram organizadas por militantes socialistas.
Durante a década de 1910, o movimento operário no Brasil ganhou força e foi marcado com a Greve Geral de 1917, na qual cerca de 50 mil trabalhadores paralisaram o trabalho em São Paulo.
O dia passou a ser considerado feriado no Brasil em 1924. Durante os cinco primeiros anos da década de 1930, as comemorações do Primeiro de Maio seguiram a linha de festividades organizadas pelos trabalhadores, que se reuniam nos sindicatos e em locais importantes das grandes cidades para organizar discursos, realizar passeatas, fazer apresentações artísticas, palestrar em defesa do trabalhador etc.
Atualmente, o Primeiro de Maio segue como feriado nacional e, nesse dia, diversos sindicatos se organizam para oferecer uma programação para a classe trabalhadora, incluindo discursos pautados na defesa dos direitos trabalhistas.
Confira aqui a programação do Ato de 1º de maio de 2023.
O Dia do Trabalho e o sindicalismo
No Brasil, a chegada dos imigrantes europeus trouxe ideias de lutas pelos direitos dos trabalhadores. Confira algumas datas que marcaram a luta sindical:
1892 – No ano de 1892, em Porto Alegre, ocorreu a primeira comemoração do dia 1° de maio em praça pública.
1917 – A greve geral foi a principal manifestação do país. Realizada em 1917 em São Paulo, foi a primeira greve geral da indústria e do comércio da história do Brasil e durou 30 dias.
1923 – Em 1923 em Assembleia da qual participaram 84 bancários, a associação dos funcionários de bancos de São Paulo teve seu estatuto aprovado.
1924 – Oficializada a data 1° de maio no Brasil.
1931 – Em 1931 ocorreu a regulamentação dos Sindicatos.
1932 – A primeira greve dos bancários aconteceu em 1932.
1933 – Em 1933 foi conquistada a redução de jornada para 6 horas.
1951 – Em 1951 ocorreu a paralisação de 69 dias, que resultou em um reajuste de 31%, bem acima dos 20% oferecidos.
1952 – Em 1952 ocorreu o 1° Congresso Paulista dos Bancários.
1956 – A Federação Dos Bancários Dos Estados De São Paulo e Mato Grosso Do Sul foi fundada em 19 de outubro de 1956 e reconhecida em 20 de dezembro de 1957.
A Feeb SP/MS, parabeniza todos os trabalhadores, em especial os que fazem parte dos seus 23 sindicatos filiados: Corumbá, Naviraí, Ponta Porã, Três Lagoas, Andradina, Araçatuba, Campinas, Franca, Guaratinguetá , Jaú, Lins, Marília, Piracicaba, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São Carlos, São José Do Rio Preto, São José Dos Campos, Sorocaba, Tupã e Votuporanga.
Principais conquistas ao longo do século
Durante os 100 anos de luta dos bancários foram obtidas importantes conquistas para a categoria, entre elas, a participação nos lucros e resultados (1995), o vale alimentação (1994), o auxílio creche (1981), a ampliação da licença maternidade (2009) e recentemente, o canal de denúncias às vítimas de violência doméstica (2020).
Acompanhe outras conquistas adquiridas ao longo da história na linha do tempo do site da Feeb SP/MS.
Notícias Relacionadas
Veja as regiões da FEEB SP/MS que aprovaram o ACT/Caixa
Assembleias foram encerradas ontem (12) em todo o país; documento será assinado na segunda-feira (16) e PLR será creditada na terça-feira (17) Nesta quarta (11) e quinta-feira (12), sindicatos dos bancários de todo o país realizaram assembleias para avaliar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Caixa Econômica Federal. A proposta foi aprovada pela maioria […]
Leia maisSantander insiste na compensação dos programas próprios na PLR
Nova rodada de negociação será realizada na semana que vem A sexta rodada de negociação do aditivo do Santander, entre integrantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) e a direção do banco, foi realizada nesta quarta-feira (11/09), em São Paulo, e terminou sem acordo. Um novo encontro para discutir os interesses da categoria será […]
Leia maisTrabalhadores assinam CCT e ACT do BB com vigência até 2026
Com as assinaturas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, adiantamento da PLR será em setembro O Comando Nacional dos Bancários (Contraf CUT) e a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CONTEC) assinaram nesta terça-feira (10), com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), […]
Leia mais