22ª Conferência Nacional dos bancários acontece nesta sexta (17) e sábado (18)

15.07.2020

Solenidade contará com presença do ex-presidente Lula Na próxima sexta-feira, 17, tem início a 22ª Conferência Nacional dos Bancários. O objetivo do encontro, com programação prevista até sábado, 18, é a aprovar a minuta de reivindicações, o plano de lutas e a estratégia de organização e atuação da categoria. A abertura solene contará com as […]

Solenidade contará com presença do ex-presidente Lula

Na próxima sexta-feira, 17, tem início a 22ª Conferência Nacional dos Bancários. O objetivo do encontro, com programação prevista até sábado, 18, é a aprovar a minuta de reivindicações, o plano de lutas e a estratégia de organização e atuação da categoria. A abertura solene contará com as presenças do ex-presidente Lula,do governador do Maranhão, Flávio Dino, e do coordenador nacional MTST, Guilherme Boulos. O evento reunirá bancários e bancárias dos mais diversos bancos do país, públicos e privados. 


A abertura solene acontece a partir das 18h, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). As atividades continuam no sábado, a partir das 9h.

A 22ª Conferência Nacional dos Bancários tem como um de seus principais objetivos a elaboração da minuta de reivindicações da Campanha Nacional, a partir das propostas apresentadas pelas bases sindicais de todo o país, apuradas pela Consulta Nacional à categoria e debatidas pelas conferências estaduais e regionais, pelos congressos e encontros de bancários de bancos públicos e privados.

Negociações
Após aprovada na conferência, a minuta de reivindicações é apresentada à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e, em seguida, começam as negociações da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. A CCT atual tem vigência somente até o 31 de agosto.

Com a reforma trabalhista a ultratividade dos acordos e convenções trabalhistas foram revogados. O artigo da MP 936, que garantia a vigència dos Acordos durante o período em que perdurar a pandemia causada pelo novo coronavírus, foi vetado pelo presidente, desta forma, caso as negociações não sejam concluídas até o final de agosto, todos os direitos previstos na CCT perdem a validade. Entre as consequências estão o risco dos bancários ficarem sem vale refeição e alimentação, auxílios educação, creche, babá, entre outros benefícios. As regras da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) também podem sofrer alterações neste caso. 

"Finalizada as conferências regionais, os congressos dos bancos públicos e os encontros dos bancos privados, a propostas serão encaminhadas a Conferência Nacional dos Bancários, onde 635 delegados e delegadas irão debater e construir a minuta de reivindicações. Os bancários pelo seu histórico de luta, tem a responsabilidade de defender a democracia em nosso país e defender as conquistas historicas da categoria. Devem estar sintonizados com seus sindicatos para realizarmos uma Campanha Nacional vitoriosa", destaca o presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Jeferson Boava.

Confira a programação: 

Sexta-feira, 17 de julho

18h – Votação do Regimento Interno
18h20 – Abertura solene

Sábado, 18 de julho

9h – Mesa 1 – Conjuntura econômica
9h50 – Mesa 2 – Conjuntura política e tributária
10h45 – Mesa 3 – O sistema financeiro

13h – Almoço

14h – Mesa 4 – Comunicação, organização e estratégia de atuação
15h – Mesa 5 – Aprovação da minuta, propostas, resoluções e moções

Confira o Regimento Interno

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados