
Solenidade contará com presença do ex-presidente Lula
Na próxima sexta-feira, 17, tem início a 22ª Conferência Nacional dos Bancários. O objetivo do encontro, com programação prevista até sábado, 18, é a aprovar a minuta de reivindicações, o plano de lutas e a estratégia de organização e atuação da categoria. A abertura solene contará com as presenças do ex-presidente Lula,do governador do Maranhão, Flávio Dino, e do coordenador nacional MTST, Guilherme Boulos. O evento reunirá bancários e bancárias dos mais diversos bancos do país, públicos e privados.
A abertura solene acontece a partir das 18h, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). As atividades continuam no sábado, a partir das 9h.
A 22ª Conferência Nacional dos Bancários tem como um de seus principais objetivos a elaboração da minuta de reivindicações da Campanha Nacional, a partir das propostas apresentadas pelas bases sindicais de todo o país, apuradas pela Consulta Nacional à categoria e debatidas pelas conferências estaduais e regionais, pelos congressos e encontros de bancários de bancos públicos e privados.
Negociações
Após aprovada na conferência, a minuta de reivindicações é apresentada à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e, em seguida, começam as negociações da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. A CCT atual tem vigência somente até o 31 de agosto.
Com a reforma trabalhista a ultratividade dos acordos e convenções trabalhistas foram revogados. O artigo da MP 936, que garantia a vigència dos Acordos durante o período em que perdurar a pandemia causada pelo novo coronavírus, foi vetado pelo presidente, desta forma, caso as negociações não sejam concluídas até o final de agosto, todos os direitos previstos na CCT perdem a validade. Entre as consequências estão o risco dos bancários ficarem sem vale refeição e alimentação, auxílios educação, creche, babá, entre outros benefícios. As regras da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) também podem sofrer alterações neste caso.
"Finalizada as conferências regionais, os congressos dos bancos públicos e os encontros dos bancos privados, a propostas serão encaminhadas a Conferência Nacional dos Bancários, onde 635 delegados e delegadas irão debater e construir a minuta de reivindicações. Os bancários pelo seu histórico de luta, tem a responsabilidade de defender a democracia em nosso país e defender as conquistas historicas da categoria. Devem estar sintonizados com seus sindicatos para realizarmos uma Campanha Nacional vitoriosa", destaca o presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Jeferson Boava.
Confira a programação:
Sexta-feira, 17 de julho
18h – Votação do Regimento Interno
18h20 – Abertura solene
Sábado, 18 de julho
9h – Mesa 1 – Conjuntura econômica
9h50 – Mesa 2 – Conjuntura política e tributária
10h45 – Mesa 3 – O sistema financeiro
13h – Almoço
14h – Mesa 4 – Comunicação, organização e estratégia de atuação
15h – Mesa 5 – Aprovação da minuta, propostas, resoluções e moções
Confira o Regimento Interno
Notícias Relacionadas
Combate ao assédio e GDP são temas de reunião entre Sindicatos dos Bancários e representantes do BB
Dirigentes sindicais propõem suspensão do descomissionamento por avaliação A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), formada por dirigentes sindicais, se reuniu nesta terça-feira (30) com representantes do banco. A reunião ocorreu em formato virtual e tratou de temas como combate ao assédio e avaliação da Gestão de Desempenho Profissional (GDP). […]
Leia maisTRF1 suspende liminar que afastou presidente da Previ
Desembargador atesta legalidade e capacidade técnica da Previc, entidade pública responsável por gerenciar as operadoras de previdência privada no país e que habilitou João Fukunaga a exercer o cargo O desembargador federal Rafael Paulo Soares Pinto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), derrubou, no início da noite desta segunda-feira (29), a liminar que […]
Leia maisComando Nacional cobra celeridade nas demandas durante a retomada da mesa permanente de saúde
Garantia das normas acordadas na CCT foi ressaltada pela representação dos trabalhadores A mesa permanente de saúde foi retomada nesta segunda-feira (29), em reunião entre representantes do Comando Nacional e da Comissão de Negociações da Federação Nacional dos Bancos (CN Fenaban). O movimento sindical pediu celeridade no retorno das demandas e a garantia das […]
Leia mais