24ª Conferência Nacional acontece no próximo fim de semana

07.06.2022

Evento terá a participação do ex-ministro da Casa Civil Aloizio Mercadante em apresentação no sábado A 24ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro será realizada no próximo final de semana, entre sexta-feira (10) e domingo (12). O evento terá como tema “Um país + justo pra gente, este é o Brasil que a gente […]

Evento terá a participação do ex-ministro da Casa Civil Aloizio Mercadante em apresentação no sábado

A 24ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro será realizada no próximo final de semana, entre sexta-feira (10) e domingo (12). O evento terá como tema “Um país + justo pra gente, este é o Brasil que a gente quer”. O objetivo da realização é definir a minuta de reivindicações da Campanha Nacional dos bancários e o plano de lutas da categoria até 2023. O encontro ocorre de forma híbrida, com participação no local, em São Paulo, e de forma remota, por uma plataforma eletrônica de videoconferência e de votação.

As decisões serão tomadas a partir das propostas apresentadas pelas bases sindicais de todo o país, que vêm sendo debatidas pelas conferências estaduais e regionais, e nos congressos e encontros de bancários de bancos públicos e privados. Também foi feita uma Consulta Nacional, que mobilizou mais de 35 mil bancários e bancárias de todo o Brasil, para a definição das reivindicações mais importantes que estarão na pauta da categoria.

Feeb SP/MS

A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, aprovou e encaminhou, por meio das suas 23 bases sindicais, as propostas de luta defendidas pela categoria. Os temas foram construídos e aprovados nos Encontros Regionais dos Bancos Públicos e Privados e na Conferência Interestadual da Feeb SP/MS, ambos realizados entre os dias 26 e 28 de maio, em São José do Rio Preto.

A Feeb SP/MS contou, ainda, com ampla participação da categoria na Consulta Nacional e ultrapassou em mais de 150% a meta instituída pelo Comando Nacional.

“Nossos sindicatos demonstram a união e a força sindical através de uma participação ativa e imprescindível para os debates nacionais. Os Temas e Propostas para a 24ª Conferência Nacional foram aprovados por unanimidade em plenária realizada na Conferência Interestadual. Parabenizamos cada representante e desejamos um excelente debate. Vamos em frente para a construção de um país mais justo e um Brasil que a gente quer”, defende Reginaldo Breda, secretário Geral da Feeb SP/MS.

24ª conferência Nacional

Para o movimento sindical a Conferência Nacional é um momento estratégico para todo o País para a definição da pauta de reivindicações da Campanha Nacional e de um plano de lutas da categoria. A expectativa é sintetizar os anseios levantados por meio das conferências em cada região, dos encontros dos trabalhadores de cada instituição financeira e da Consulta Nacional e definir um plano de lutas que beneficie trabalhadoras e trabalhadores de todo o Brasil.

As atividades de sábado (11), contam com a participação do economista, ex-senador e ex-ministro da Educação e da Casa Civil, Aloízio Mercadante, que contribuirá com reflexões, na segunda mesa de debates, sobre o tema “Reconstruir o Brasil que a gente quer”.

Conjuntura Econômica

Durante a Conferência Interestadual, o presidente da Feeb SP/MS, David Zaia, pontuou a atual conjuntura econômica e política do país e ressaltou a preocupação dos trabalhadores com a inflação. “Esta sempre foi uma preocupação para os trabalhadores. Vivemos hoje uma inflação absurda, com um governo que tenta dizer que a inflação está presente lá fora, mas precisamos lembrar que aqui dentro nossa inflação é de 12% e só perde para a Turquia e Rússia”, explicou.

O presidente pontua o baixo crescimento econômico e a alta de juros. “O crescimento da economia continua pífio. Viemos de uma recessão desde 2014, agravada com a pandemia. Para o próximo ano, a projeção de crescimento ainda é pequena e o cenário atual se resume em falta de projetos e iniciativas do governo, além de uma taxa de juros que pode chegar a 13% até o final do ano. Portanto, é um momento essencial para levarmos a pauta aos debates nacionais e propormos iniciativas de investimentos que façam a economia voltar a crescer e, assim, melhorar a qualidade de vida das famílias brasileiras”, explica Zaia.

Negociações

Após a definição da pauta de reivindicações na Conferência Nacional, sindicatos da categoria realizarão assembleias em todo o país para aprová-la. Na sequência a minuta será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para o início das negociações da Campanha Nacional dos Bancários.

O objetivo é negociar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) específicos dos bancos públicos, uma vez que os mesmos têm vigência até o dia 31 de agosto. A data-base da categoria é 1º de setembro.

Cuidados com a Covid-19

Todas as delegadas e todos os delegados que participarem presencialmente deverão apresentar comprovação de vacinação contra a covid-19 (passaporte vacinal) no ato do credenciamento. Também deverão apresentar o comprovante de teste negativo, do tipo antígeno, contra a covid-19, realizado em até três dias antes do credenciamento.

Programação

24ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro 2022
“Um país + justo pra gente. Este é o Brasil que a gente quer!”
Data: 10, 11 e 12 de junho de 2022
Local: Holiday Inn, Parque Anhembi

Dia 9 de junho – quinta-feira
14h às 19h – Credenciamento presencial dos delegados e delegados

Dia 10 de junho – sexta-feira
9h às 19h – Credenciamento presencial e eletrônico de delegados e delegadas inscritos
17h – Abertura solene da 24ª Conferência Nacional dos Bancários

Dia 11 de junho – sábado
8h às 11h – Credenciamento presencial e eletrônico de delegados e delegadas inscritos
9h – Mesa 1 – Votação do Regimento Interno
9h30 às 12h – Mesa 2 – Reconstruir o Brasil que a gente quer
Convidado: Aloízio Mercadante (professor acadêmico, economista e político, fundador do Partido dos Trabalhadores (PT); foi ministro da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Casa Civil no governo Dilma Rousseff; foi também senador e deputado federal por São Paulo; atualmente, é presidente da Fundação Perseu Abramo)

12h às 13h30 – Almoço

12h às 14h – Prazo para substituição de delegados ou delegadas por suplentes
13h30 às 15h30 – Mesa 3 – Apresentação de dados do setor bancário
15h30 às 17h30 – Mesa 4 – Apresentação do resultado da Consulta dos Bancários 2022; Organização e mobilização para reconstruir o Brasil que a gente quer; Acordo Nacional

19h – Jantar

Dia 12 de junho – domingo
9h às 9h40 – Apresentação e aprovação da arte da Campanha Nacional dos Bancários 2022
9h40 às 12h – Apresentação e aprovação das propostas recebidas das Conferências Estaduais e Regionais; aprovação das resoluções e moções; aprovação do Comando

12h – Almoço

Veja aqui as imagens da Conferência Interestadual da Feeb SP/MS

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados